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Curso 100% ao vivo (Plataforma Zoom)
Acesso às aulas gravadas por até 07 dias após o curso
– Acesso individual à sala de treinamentos para participar ao vivo com interação total professor x aluno
– Apostila e Material de estudo
 – Certificado
 – Carga horária: 16 horas, sendo 4 horas diária
– Data
22 a 25/10/2024 – das 9h às 13h (Horário de Brasília)

Desconto de 10% para ex-aluno
Apresentação

A contratação de ações de capacitação e treinamento é um desafio para as instituições públicas. Com efeito, é preciso, por um lado, assegurar que a demanda atenda à necessidade da Administração e, por outro, seja procedida com razoável segurança jurídica, em conformidade com as melhores práticas administrativas e, sobretudo, com a jurisprudência do TCU, que tem avançado bastante na análise crítica do assunto. O presente curso, então, oferecerá a seus participantes os melhores subsídios para que uma instituição pública realize adequadamente uma contratação de um evento de capacitação/treinamento, desde a elaboração do termo de referência até a gestão/fiscalização da execução contratual, a partir da análise dos principais casos tratados na jurisprudência do Tribunal de Contas da União.
Objetivo

Instrumentalizar os participantes para a realização de contratações de eventos de capacitação, em especial no que diz respeito às contratações por inexigibilidade, adquirido as informações necessárias que lhe possibilitarão a um só tempo, enquadrar corretamente as hipóteses de afastamento do Dever Geral de Licitar de acordo com cada caso concreto, identificando quais serviços são licitáveis, quais são dispensáveis e quais são inexigíveis; bem assim, melhor planejar e acompanhar a execução dos contratos de prestação de serviços dessa natureza, com base nas exposições sobre elaboração de Projetos Básicos e Termos de Referência e fiscalização de contratos focados nas circunstâncias específicas vividas por estes setores administrativos no seu dia a dia, em conformidade com a jurisprudência e diretrizes do TCU.
Objetivos Específicos

Ao final da ação de capacitação os servidores deverão ser capazes de:
  • identificar as alternativas disponíveis para o atendimento das demandas educacionais;
  • aplicar fundamentos jurídicos que caracterizem a modalidade de licitação ou contratação direta a ser empregada caso a caso;
  • aplicar critérios para avaliar a singularidade do objeto demandado;
  • justificar se uma ação tão customizada a ponto de ser ou parecer uma consultoria pode ou não ser contratada como capacitação;
  • justificar, com base em critérios, se uma contratação pode ou não ser feita acima dos preços estimados;
  • analisar os papeis de cada um dos envolvidos nas contratações de capacitação;
  • avaliar quais os métodos e técnicas podem ser utilizados para a estimativa de preços de uma ação de capacitação;
  • criar termo de referência para contratação de uma ação de capacitação.
  • identificar as responsabilidades do gestor e fiscal das ações de treinamento.
Público -Alvo

Diretores, presidentes servidores em geral, gestores e fiscais de contratos, membros de comissões de licitação, pregoeiros, comissões de apoio ao pregoeiro, membros do controle interno e externo, servidores da área de gestão de pessoal, treinamento, fornecedores de serviços de capacitação, auditores, advogados, economistas, administradores e servidores dos tribunais de contas, Ministério Público, empresas privadas contratadas pela Administração Pública Direta ou Indireta, outros profissionais envolvidos direta ou indiretamente em Contratos Administrativos.
Técnicos e outros funcionários das administrações públicas federal, estadual, municipal, fundações públicas e empresas privadas.
Metodologia

Estudo de caso; Aula expositiva; Debate; Discussão e Casos simulados.
Ementa  Resumida

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO
  • Introdução
  • Obrigatoriedade de licitação nas contratações realizadas pela Administração Pública
  • Contratações diretas
  • Dispensa de licitação
  • Inexigibilidade licitação
  • Diferença entre dispensa e inelegibilidade de licitação
  • As contratações de treinamentos da administração pública
  • Serviços de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal
  • Tipos e formatos de treinamento na prática
  • Por que a contratação de treinamento na administração pública merece atenção especial?
  • Planejamento, Organização e realização de treinamentos
  • Projeto básico o memorial descritivo
  • A importância da discricionariedade da administração na identificação do serviço mais adequado às suas necessidades
  • Licitar ou realizar contratação direta
  • Serviço de treinamento comuns e especializados
  • Treinamentos abertos e fechados
  • Contratações de treinamentos por dispensa de licitação
  • Dispensa de licitação devido ao baixo valor
  • Dispensa de licitação devido à licitação anterior deserta
  • Dispensa de licitação devido ao fornecedor de serviços ser órgão ou entidade que integra a administração pública criado para esse fim específico
  • Dispensa de licitação para contratação de instituição Brasileira incumbidas regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento Institucional, desde que a contratada detenha inquestionável reputação ético profissional e não tenha fins lucrativos
  • Contratação de treinamento por inexigibilidade de licitação
  • Contratação de serviços exclusivos, com a devida comprovação de exclusividade
  • Contratação de serviços de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal, de natureza singular, com profissional ou empresas de notória especialização
  • Contratação de treinamentos a partir de credenciamento de instituições, professores ou instrutores
  • Doutrinas e jurisprudência sobre a contratação de serviços de treinamentos
  • Critério para contratação de treinamentos de acordo com a lei de licitações e contratos, a doutrina e a jurisprudência
ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA/PROJETO BÁSICO
  • Conceito e distinção entre: Projeto Básico, Projeto Executivo e Termo de Referência
  • Competências: para elaborar o Termo de Referência, o Edital e a Minuta do Contrato
  • Estrutura básica do Termo de Referência (Requisitos indispensáveis)
  • Justificativa da contratação: elementos necessários
  • Pesquisa de mercado e estimativa de preço
  • fontes e número mínimo de propostas
  • requisitos da ampla pesquisa
  • fixação do valor estimado e do preço máximo
  • obrigatoriedade de divulgar os valores estimado e máximo: no edital ou no processo?
  • Especificando os serviços
  • Definindo conteúdo programático, objetivos e público-alvo e carga horária
  • Definindo equipamentos e insumos mínimos nos casos de treinamentos profissionalizantes
  • Importância da anuência da área demandante na definição do treinamento
  • O que deve ser imposto ao organizador e o que deve ser proposto pelo organizador;
  • É possível subtrair alguns serviços oferecidos em cursos abertos, tais como pasta de couro, livros técnicos e coffe breack a fim de reduzir os custos?
  • Definindo o perfil profissiográfico do palestrante/instrutor
  • Formação acadêmica X experiência: como definir e o que deve merecer maior atenção
  • Elaboração do Projeto Básico e do Termo de Referência
GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CAPACITAÇÃO
  • Principais erros da administração, melhores práticas e possíveis recomendações do controle interno ou externo.
  • Apuração de irregularidades e sanções aplicáveis de acordo com a nova in 58/2022
Carga Horária 

16 horas
Ministrante

 Prof. Nazareno Nesi, Msc
Mestre em Gestão de Políticas Pública pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduação em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina.   Pós-graduação em Licitações e Contratações Públicas pela Faculdade Ibra de Brasília. Pós-graduando em Direito Administrativo e Licitações pela Faculdade Única de Minas Gerais.  Possui graduação em Administração de Micro, Pequena e Média Empresa (Tecnólogo) pela Universidade do Vale do Itajaí. Possui graduação em Administração de Empresa (Bacharel) pela Universidade do Grande Eldorados (MS). Professor convidado dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública; curso Superior de Gestão Pública à Distância da Universidade Aberta do Brasil – CEFET/SC. Professor do Curso de Especialização em Educação para a Diversidade com Ênfase em EJA (IFSC) Faculdade Municipal de Palhoça, Uniasselvi/Fadesc, Sociesc, Unisul, Uni Toledo, Instituto de Capacitação empresarial (ICAP) – (São Paulo), Senai, Icep (São José) Traine (Brasília). Nacional Treinamentos (Belém), Multiplicador de Pregoeiros em âmbito nacional em parceria com várias empresas de treinamentos com o tema: Curso de Habilitação e Formação de Pregoeiro, Gestão e Fiscalização de Contratos Terceirizados na Administração Pública e Licitações como vender para o governo – Empresas Privadas e Públicas. Auditor interno no Instituto Federal de SC (IFSC) de 2005 a 2011 – Campus Florianópolis. Gestor e Fiscal de contratos – Campus Florianópolis, Pregoeiro e presidente de comissão por vários períodos no IFSC.
Servidor público com experiência na área de Licitações e Contratações Públicas, e pertencente ao quadro efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de 1976 a 2015.
Endereço para acessar este CV:  http://lattes.cnpq.br/5722065732003491.
AUTOR DOS LIVROS:
– FINANÇAS PÚBLICAS (IFSC, 2010);
– A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Ed. BARAUNA, SP – 2016);
Data e horário
22 a 25/10/2024 – das 9h às 13h (Horário de Brasília)
 Carga horária: 16 horas, sendo 4 horas diária

Investimento

Desconto de 10% para ex-aluno
R$-1.690,00, cada inscrição – para pagamentos à vista  
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(até 18x no Cartão de Crédito, sendo em até 10x sem juros)
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Para cada 4(quatro) inscrições , vinculadas a mesma fonte pagadora, será disponibilizada a 5ª inscrição como cortesia.
Incluindo

Acesso às aulas gravadas por até 07 dias após o curso
– Acesso individual à sala de treinamentos para participar ao vivo com interação total professor x aluno
– Apostila e Material de estudo
 – Certificado
Formas de Pagamento

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