contato@nacionaltreinamentos.com.br
(85) 4042- 2452
(85) 98933- 0489
Imprimir
Local e Data

Belém/PA: 27 a 29/11/2024  – das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Local: Hotel Princesa Louçã
End: Av. Pres. Vargas, 882 – Campina
Carga Horária: 24 horas

Desconto de 10% para ex-aluno
Apresentação

A lei 14.133/2021 tem como finalidade estabelecer normas gerais de licitações e contratos, para a Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e está em vigor desde 1º de abril.
As Lei 8.666/1993, a Lei do Pregão (Lei 10.520/2002) e o Regime Diferenciado de Contratações (RDC – Lei 12.462/11) foram revogadas.
Em relação as CONTRATAÇÕES DE TREINAMENTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, temos observado que não é de hoje a discussão, acalorada, diga-se, sobre como os órgãos e entidades da Administração Pública devem proceder para contratar para os servidores de seu quadro de pessoal, cursos de graduação, de pós-graduação, palestras, treinamentos específicos, conferencistas e instrutores, conciliando as normas legais para contratação de serviços (CF, art. 37, XXI e Lei 14.133/21) e as peculiaridades inerentes a essa espécie de prestação de serviço. As dificuldades são inúmeras, e diversos são os fatores que contribuem para aumentar a insegurança no momento de celebrar tais contratos.
Nesse contexto, a capacitação dos servidores representa, tal qual nas empresas privadas, elemento essencial ao alcance desse objetivo. E, penso, no serviço público, essa necessidade é mais gritante, não só pela importância acima referida, mas também pelo fato de que o ritmo da rotatividade profissional é muito inferior do que o notado nas empresas privadas. De um modo geral, a maioria das carreiras públicas, prende o servidor por décadas, e em boa parte dos casos, vai até a aposentadoria. Por isso, um quadro de servidores que provavelmente receberá pouca oxigenação, precisa estar submetido a programas de treinamento contínuo a fim de que ele seja dotado de condições que lhe permitam, de um lado, acompanhar a evolução da atividade estatal, e do outro, manter-se motivado apesar dos vários anos a serviço do órgão.
Objetivo

Este curso tem como objetivo fundamental, atualizar os servidores, gestores públicos e demais interessados quanto a sua aplicação, possibilitando assim a observância da legislação atual, relacionadas às licitações e contratos no âmbito da Administração Pública.
Metodologia

 O Curso será ministrado com metodologia expositiva, dando enfoque especial à discussão das disposições legais e de casos concretos, de forma a buscar soluções para os problemas enfrentados pelos agentes públicos, em relação a aplicação da legislação nas contratações de materiais e serviços.
Público -Alvo

  • Servidores Públicos;
  • Advogados;
  • Profissionais e especialistas que atuam direta ou indiretamente com licitações e contratações administrativas;
  • Membros de comissão de licitação, pregoeiros e equipes de apoio;
  • Auditores e controladores internos e externos;
  • Procuradores, advogados, administradores, ordenadores de despesas, prefeitos, vereadores e consultores;
  • Servidores públicos das áreas de contratos, de projetos, financeira e jurídica;
  • Secretários, assessores, diretores, coordenadores e assistentes do Poder Executivo Municipal.
A CAPACITAÇÃO É INDISPENSÁVEL PARA QUE O GESTOR POSSA GERENCIAR E APLICAR OS RECURSOS PÚBLICOS COM SEGURANÇA!
Ementa  Resumida

MÓDULO I – LICITAÇÕES PÚBLICA   (LEI Nº 14.133/21)
  • Conceito
  • Natureza jurídica e disciplina normativa
  • Agente de Contratação
  • Os Agentes Públicos e o responsáveis pela aplicação da Lei de Licitações
  • Os Agentes Públicos e suas Funções
  • O “Agente de Contratação”
  • Competências e atribuições do Agente de Contratação
  • Equipe de Apoio ao Agente de Contratação e Suporte Conferido por Terceiros
  • O Pregoeiro e a comissão de contratação
  • A Contratação Integrada e Semi-Integrada,
  • A Matriz de Risco, O Contrato de Eficiência e o Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI.
  • Contratação Integrada
  • Contratação Semi-Integrada
  • As Modalidades de Licitação na Nova Lei de Licitações
  • Diálogo Competitivo
  • Semelhanças com o PMI – Procedimentos de Manifestação de Interesse
  • O Que Esperar da Nova Modalidade de Licitação
  • Fase Preparatória
  • O Estudo Técnico Preliminar
  • Catálogo Eletrônico de Padronização
  • A audiência e a consulta pública
  • Matriz de Riscos
  • Orçamento Estimado – Caráter Sigiloso
  • Modalidades de Licitações
  • Diálogo Competitivo
  • Critério de Julgamento
  • Maior Retorno Econômico
  • Obras E Serviços De Engenharia
  • Locação de Imóveis
  • Divulgação do Edital de Licitação
  • Apresentação de Propostas e Lances
  • Modo de Disputa
  • Julgamento
  • Negociação
  • Habilitação
  • Encerramento da Licitação
  • Contratação Direta
  • Inexigibilidade de Licitação
  • Credenciamento
  • Dispensa de Licitação
  • Licitação Deserta
  • Alienações
  • Pré-Qualificação
  • Formalização dos Contratos
  • Garantias
  • Alocação de Riscos
  • Prerrogativas da Administração em Relação ao Regime Jurídico dos Contratos
  • Duração dos Contratos Administrativo
  • Contrato de eficiência
  • Execução dos Contratos
  • Alteração dos Contratos e dos Preços
  • Extinção dos Contratos
  • Recebimento do Objeto do Contrato
  • Pagamentos
  • Nulidade dos Contratos
  • Meios Alternativos de Resolução de Controvérsias
  • Infrações e Sanções Administrativas
  • Das Impugnações, dos Pedidos de Esclarecimento e dos Recursos
  • Controle das Contratações Publicas
  • Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP)
  • Alterações Legislativas
MÓDULO II – PREGÃO ELETRÔNICO           
  • Apresentação
  • Fase Externa ou Executória
  • Publicidade do Edital
  • Impugnação, Esclarecimentos do Edital e Recebimento das Propostas e da Documentação de Habilitação
  • Esclarecimentos e Impugnação do Edital
  • Esclarecimentos
  • Impugnação
  • Análise das propostas
  • Critérios de Julgamento das Propostas
  • Análise das propostas iniciais
  • Suspensão da sessão
  • Participação da área demandante na sessão pública
  • Fase de Lances
  • Desconexão do Sistema na Etapa de Lances
  • Modos de Disputa- Aberto e Aberto e fechado
  • Diferença entre os modos de disputa
  • Critérios de Desempate
  • Aceitação das Propostas
  • Negociação da Proposta
  • Verificação da Habilitação ou Inabilitação dos Licitantes
  • Manifestação da Intenção de Recurso
  • Fase Recursal
  • Adjudicação do Objeto ao Licitante Vencedor
  • Homologação do Processo
  • Revogação e Anulação
MÓDULO III – AS CONTRATAÇÕES DE TREINAMENTOS NA ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA        
  • Apresentação
  • Serviço de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal
  • Tipos e formatos de treinamento na prática
  • Por que a contratação de treinamentos na administração pública merece atenção especial
  • Planejamento, organização e realização de treinamentos
  • Projeto básico ou memorial descritivo
  • A importância da discricionariedade da administração na identificação do serviço mais adequado às suas necessidades.
  • Licitar ou realizar contratação direta
  • Serviços de treinamento comuns e especializados
  • Treinamentos abertos e fechados
  • Contratação de treinamentos por dispensa de licitação
  • Dispensa de licitação devido ao baixo valor
  • Dispensa de licitação devido à licitação anterior deserta
  • Dispensa de licitação devido ao fornecedor dos serviços ser órgão entidade que integre a administração pública
  • Dispensa de licitação para contratação de instituição Brasileira estatutariamente da pesquisa do ensino ou do desenvolvimento institucional
  • Contratação de treinamentos por inelegibilidade de licitação
  • Contratação de serviços exclusivos, com a devida comprovação de exclusividade
  • Contratação de serviços de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal
  • Contratação de treinamentos a partir de credenciamento de instituições professores ou instrutores
  • Doutrina e jurisprudência relacionadas a treinamentos
  • Critérios para contratação de treinamentos de acordo com a lei de licitações e contratos
MÓDULO IV -TERMO DE REFERÊNCIA E MEMORIAL DESCRITIVO    
  • Visão sistêmica das contratações públicas
  • Sínteses dos Procedimentos das Contratações Pública
  • Elaboração do Instrumento Convocatório
  • Controle preventivo da área jurídica
  • Publicação
  • Procedimento Licitatório
  • Contrato, Execução e Controle
  • Normas sobre licitações – Modalidades e tipos
  • Tipos Licitatórios
  • Dispensa e Inexigibilidade de Licitação
  • Termologia do Projeto Básico e Termo de Referência
  • Importância: Base para um bom edital
  • Responsabilidade pela Elaboração e Necessidade de Aprovação
  • Elementos do projeto básico ou termo de referência
  • Definição do objeto
  • Justificativa
  • Especificação do objeto
  • Detalhamento
  • Parcelamento X Fracionamento de Itens e lotes
  • Amostra ou Prova de Conceito
  • Vistoria (Visita Técnica)
  • Responsabilidade das partes
  • Estimativa de Custos (Pesquisa de Mercado)
  • Elaboração de Orçamento de Referência para Obras e Serviços de Engenharia
  • Cronograma Físico-Financeiro
  • Condições de Recebimento
  • Critérios de escolha da proposta
  • Definição da Empreitada
  • Prazo de execução ou prazo de entrega
  • Vigência dos Contratos
  • Procedimentos de Gerenciamento e Fiscalização
  • Acordo de Nível de Serviço (ANS)
  • Garantias
  • Sanções Administrativas
  • Diretrizes para elaboração do projeto básico (PB) ou termo de referência (TR)
MÓDULO V – PESQUISA DE PREÇOS (IN 05/2017 e IN 65/2021)
  • Introdução
  • Fundamentação Legal da Pesquisa de Preços
  • Função da Pesquisa de Preços
  • Consequências para a Administração da ausência da Pesquisa de Preços
  • Avaliação da Pesquisa de Preços
  • Principais erros na realização da Pesquisa de Preços
  • A utilização da Instrução Normativa SEGES/ME n. 65/2021 como referência para realização da pesquisa de preços
  • A pesquisa de preço no caso de Adesão à Ata de Registro de Preço
  • Há materialização da pesquisa de preços em documento específico?
  • Condições a serem observadas na pesquisa de preços
  • O cálculo do valor estimado da contratação, considerando a taxa de risco
  • As principais fontes para pesquisa de preços
  • A preferência nos parâmetros utilizados para realização de pesquisa de preços
  • Os portais de compras que podem ser utilizados como fonte de pesquisa
  • Critério empregado para que uma mídia ou sites sejam considerados especializados para fins de pesquisa de preços
  • Pesquisa de preço por telefone ou via internet
  • A quantidade de orçamento em uma pesquisa de preços
  • A validade da proposta na pesquisa de preços
  • A atualização dos valores obtidos na pesquisa de preço
  • Os índices que deve ser utilizado para atualização dos valores
  • A pesquisa de preços para obras e serviços de engenharia
  • Aplicação da pesquisa de preços para a contratações de prestação de serviços com dedicação de mão de obra exclusiva
  • Documentos necessários para comprovação da pesquisa de preços
  • A definição do preço inexequível ou excessivamente elevado
  • Utilização do preço mínimo na pesquisa de preços
  • A utilização de preço máximo na contratação
  • A pesquisa de preços nas prorrogações dos contratos
  • Pesquisa de preços decorrente de dispensa de licitação
  • A pesquisa de preços de forma concomitante com a seleção da proposta mais vantajosa
  • A realização da pesquisa de preços composto por vários itens ou em partes
  • A pesquisa de preços nas contratações decorrentes de inexigibilidade de licitação
  • Impossibilidade de comprovação de preços praticados anteriormente pela empresa ou pelo profissional a ser contratado por inexigibilidade de licitação
  • O orçamento estimado da contratação em caráter sigiloso
  • O comparativo de preços quando o local do treinamento compõe a contratação por inexigibilidade de licitação
  • Comprovação de preços praticados anteriormente pela empresa ou pelo profissional a ser contratado por inexigibilidade de licitação para prestação de serviço de ação educativa
  • Objeto similar para pesquisas de preços relativas à ação educacional
  • Unidade de medida adotada para o comparativo de preços de ação educacional
  • Valor de inscrições individuais de ações externas constantes de sites ou em documentos da empresa como parâmetro na justificativa de preço
Principais passos para uma Pesquisa de Preços eficiente
  • VÍDEOS RELACIONADOS AO TEMA.

Carga horária: 24 horas
Ministrante

      Prof. Nazareno Nesi, Msc
Mestre em Gestão de Políticas Pública pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduação em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina.   Pós-graduação em Licitações e Contratações Públicas pela Faculdade Ibra de Brasília. Pós-graduando em Direito Administrativo e Licitações pela Faculdade Única de Minas Gerais.  Possui graduação em Administração de Micro, Pequena e Média Empresa (Tecnólogo) pela Universidade do Vale do Itajaí. Possui graduação em Administração de Empresa (Bacharel) pela Universidade do Grande Eldorados (MS). Professor convidado dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública; curso Superior de Gestão Pública à Distância da Universidade Aberta do Brasil – CEFET/SC. Professor do Curso de Especialização em Educação para a Diversidade com Ênfase em EJA (IFSC) Faculdade Municipal de Palhoça, Uniasselvi/Fadesc, Sociesc, Unisul, Uni Toledo, Instituto de Capacitação empresarial (ICAP) – (São Paulo), Senai, Icep (São José) Traine (Brasília). Nacional Treinamentos (Belém), Multiplicador de Pregoeiros em âmbito nacional em parceria com várias empresas de treinamentos com o tema: Curso de Habilitação e Formação de Pregoeiro, Gestão e Fiscalização de Contratos Terceirizados na Administração Pública e Licitações como vender para o governo – Empresas Privadas e Públicas. Auditor interno no Instituto Federal de SC (IFSC) de 2005 a 2011 – Campus Florianópolis. Gestor e Fiscal de contratos – Campus Florianópolis, Pregoeiro e presidente de comissão por vários períodos no IFSC.
Servidor público com experiência na área de Licitações e Contratações Públicas, e pertencente ao quadro efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de 1976 a 2015.
Endereço para acessar este CV:  http://lattes.cnpq.br/5722065732003491.
AUTOR DOS LIVROS:
– FINANÇAS PÚBLICAS (IFSC, 2010);
– A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Ed. BARAUNA, SP – 2016);
Local e Data

Belém/PA: 27 a 29/11/2024  – das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Local: Hotel Princesa Louçã
End: Av. Pres. Vargas, 882 – Campina

Investimento

Desconto de 10% para ex-aluno
R$-2.990,00, cada inscrição – para pagamentos à vista  
OU
R$-3.290,00,cada inscrição –
(até 18x no Cartão de Crédito, sendo em até 10x sem juros)
Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!
Para cada 4(quatro) inscrições , vinculadas a mesma fonte pagadora, será disponibilizada a 5ª inscrição como cortesia.
Incluindo

– Coffee break
– Almoço
-Material didático (Apostila Digital)  e de apoio (Kit ecológico)
– Certificado (Digital)
Formas de Pagamento

-Transferência Bancária/PIX
-Cartão de Crédito
-Nota de Empenho
Informações Bancárias

Banco: Nu Pagamentos (0260)
Agência: 0001
CC: 26829792-7
Chave PIX: 09.380.282/0001-74
Informações Adicionais

(85)98933-0489  WhatsApp
(85)4042-2452
contato@nacionaltreinamentos.com.br
Nacional Treinamentos Eireli – ME
CNPJ:09.380.282/0001-74
Rua Senador Manoel Barata – 718 – Sl 309 – Campina -CEP 66019-900 -Belém -Pa

TODOS OS NOSSOS CURSOS PODERÃO SER REALIZADOS  “IN COMPANY” POR  TODO O BRASIL
Política de cancelamento de inscrições:
Inscrições somente poderão ser canceladas com antecedência de 7 (sete) dias úteis. Após esse prazo, deverá ser feita a substituição ou solicitação de carta de crédito, para um próximo curso, no mesmo valor da inscrição efetuada.
Política de cancelamento de curso:
A Nacional Treinamentos se reserva no direito de cancelar ou adiar qualquer evento se houver insuficiência de quorum mínimo de participantes.
Nacional Treinamentos – Todos os direitos reservados
Sua cópia sem autorização constitui ato ilegal sujeito a ação judicial (Lei nº 9.610/88)

Inscreva-se Indique