Curso: Formação para Agentes de Contratações (Pregoeiros) e Contratações de Treinamentos na Admistração Pública – Lei nº 14.133/21 – IN. 05/2017 e IN. 65/2021.
Belém/PA: 27 a 29/11/2024 – das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Local: Hotel Princesa Louçã
End: Av. Pres. Vargas, 882 – Campina
Carga Horária: 24 horas
Desconto de 10% para ex-aluno
Apresentação
A lei 14.133/2021 tem como finalidade estabelecer normas gerais de licitações e contratos, para a Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e está em vigor desde 1º de abril.
Em relação as CONTRATAÇÕES DE TREINAMENTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, temos observado que não é de hoje a discussão, acalorada, diga-se, sobre como os órgãos e entidades da Administração Pública devem proceder para contratar para os servidores de seu quadro de pessoal, cursos de graduação, de pós-graduação, palestras, treinamentos específicos, conferencistas e instrutores, conciliando as normas legais para contratação de serviços (CF, art. 37, XXI e Lei 14.133/21) e as peculiaridades inerentes a essa espécie de prestação de serviço. As dificuldades são inúmeras, e diversos são os fatores que contribuem para aumentar a insegurança no momento de celebrar tais contratos.
Nesse contexto, a capacitação dos servidores representa, tal qual nas empresas privadas, elemento essencial ao alcance desse objetivo. E, penso, no serviço público, essa necessidade é mais gritante, não só pela importância acima referida, mas também pelo fato de que o ritmo da rotatividade profissional é muito inferior do que o notado nas empresas privadas. De um modo geral, a maioria das carreiras públicas, prende o servidor por décadas, e em boa parte dos casos, vai até a aposentadoria. Por isso, um quadro de servidores que provavelmente receberá pouca oxigenação, precisa estar submetido a programas de treinamento contínuo a fim de que ele seja dotado de condições que lhe permitam, de um lado, acompanhar a evolução da atividade estatal, e do outro, manter-se motivado apesar dos vários anos a serviço do órgão.
Objetivo
Este curso tem como objetivo fundamental, atualizar os servidores, gestores públicos e demais interessados quanto a sua aplicação, possibilitando assim a observância da legislação atual, relacionadas às licitações e contratos no âmbito da Administração Pública.
Metodologia
O Curso será ministrado com metodologia expositiva, dando enfoque especial à discussão das disposições legais e de casos concretos, de forma a buscar soluções para os problemas enfrentados pelos agentes públicos, em relação a aplicação da legislação nas contratações de materiais e serviços.
Público -Alvo
Servidores Públicos;
Advogados;
Profissionais e especialistas que atuam direta ou indiretamente com licitações e contratações administrativas;
Membros de comissão de licitação, pregoeiros e equipes de apoio;
Auditores e controladores internos e externos;
Procuradores, advogados, administradores, ordenadores de despesas, prefeitos, vereadores e consultores;
Servidores públicos das áreas de contratos, de projetos, financeira e jurídica;
Secretários, assessores, diretores, coordenadores e assistentes do Poder Executivo Municipal.
A CAPACITAÇÃO É INDISPENSÁVEL PARA QUE O GESTOR POSSA GERENCIAR E APLICAR OS RECURSOS PÚBLICOS COM SEGURANÇA!
Ementa Resumida
MÓDULO I – LICITAÇÕES PÚBLICA (LEI Nº 14.133/21)
Conceito
Natureza jurídica e disciplina normativa
Agente de Contratação
Os Agentes Públicos e o responsáveis pela aplicação da Lei de Licitações
Os Agentes Públicos e suas Funções
O “Agente de Contratação”
Competências e atribuições do Agente de Contratação
Equipe de Apoio ao Agente de Contratação e Suporte Conferido por Terceiros
O Pregoeiro e a comissão de contratação
A Contratação Integrada e Semi-Integrada,
A Matriz de Risco, O Contrato de Eficiência e o Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI.
Contratação Integrada
Contratação Semi-Integrada
As Modalidades de Licitação na Nova Lei de Licitações
Diálogo Competitivo
Semelhanças com o PMI – Procedimentos de Manifestação de Interesse
O Que Esperar da Nova Modalidade de Licitação
Fase Preparatória
O Estudo Técnico Preliminar
Catálogo Eletrônico de Padronização
A audiência e a consulta pública
Matriz de Riscos
Orçamento Estimado – Caráter Sigiloso
Modalidades de Licitações
Diálogo Competitivo
Critério de Julgamento
Maior Retorno Econômico
Obras E Serviços De Engenharia
Locação de Imóveis
Divulgação do Edital de Licitação
Apresentação de Propostas e Lances
Modo de Disputa
Julgamento
Negociação
Habilitação
Encerramento da Licitação
Contratação Direta
Inexigibilidade de Licitação
Credenciamento
Dispensa de Licitação
Licitação Deserta
Alienações
Pré-Qualificação
Formalização dos Contratos
Garantias
Alocação de Riscos
Prerrogativas da Administração em Relação ao Regime Jurídico dos Contratos
Duração dos Contratos Administrativo
Contrato de eficiência
Execução dos Contratos
Alteração dos Contratos e dos Preços
Extinção dos Contratos
Recebimento do Objeto do Contrato
Pagamentos
Nulidade dos Contratos
Meios Alternativos de Resolução de Controvérsias
Infrações e Sanções Administrativas
Das Impugnações, dos Pedidos de Esclarecimento e dos Recursos
Controle das Contratações Publicas
Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP)
Alterações Legislativas
MÓDULO II – PREGÃO ELETRÔNICO
Apresentação
Fase Externa ou Executória
Publicidade do Edital
Impugnação, Esclarecimentos do Edital e Recebimento das Propostas e da Documentação de Habilitação
Esclarecimentos e Impugnação do Edital
Esclarecimentos
Impugnação
Análise das propostas
Critérios de Julgamento das Propostas
Análise das propostas iniciais
Suspensão da sessão
Participação da área demandante na sessão pública
Fase de Lances
Desconexão do Sistema na Etapa de Lances
Modos de Disputa- Aberto e Aberto e fechado
Diferença entre os modos de disputa
Critérios de Desempate
Aceitação das Propostas
Negociação da Proposta
Verificação da Habilitação ou Inabilitação dos Licitantes
Manifestação da Intenção de Recurso
Fase Recursal
Adjudicação do Objeto ao Licitante Vencedor
Homologação do Processo
Revogação e Anulação
MÓDULO III – AS CONTRATAÇÕES DE TREINAMENTOS NA ADMINISTRAÇÃO
PÚBLICA
Apresentação
Serviço de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal
Tipos e formatos de treinamento na prática
Por que a contratação de treinamentos na administração pública merece atenção especial
Planejamento, organização e realização de treinamentos
Projeto básico ou memorial descritivo
A importância da discricionariedade da administração na identificação do serviço mais adequado às suas necessidades.
Licitar ou realizar contratação direta
Serviços de treinamento comuns e especializados
Treinamentos abertos e fechados
Contratação de treinamentos por dispensa de licitação
Dispensa de licitação devido ao baixo valor
Dispensa de licitação devido à licitação anterior deserta
Dispensa de licitação devido ao fornecedor dos serviços ser órgão entidade que integre a administração pública
Dispensa de licitação para contratação de instituição Brasileira estatutariamente da pesquisa do ensino ou do desenvolvimento institucional
Contratação de treinamentos por inelegibilidade de licitação
Contratação de serviços exclusivos, com a devida comprovação de exclusividade
Contratação de serviços de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal
Contratação de treinamentos a partir de credenciamento de instituições professores ou instrutores
Doutrina e jurisprudência relacionadas a treinamentos
Critérios para contratação de treinamentos de acordo com a lei de licitações e contratos
MÓDULO IV -TERMO DE REFERÊNCIA E MEMORIAL DESCRITIVO
Visão sistêmica das contratações públicas
Sínteses dos Procedimentos das Contratações Pública
Elaboração do Instrumento Convocatório
Controle preventivo da área jurídica
Publicação
Procedimento Licitatório
Contrato, Execução e Controle
Normas sobre licitações – Modalidades e tipos
Tipos Licitatórios
Dispensa e Inexigibilidade de Licitação
Termologia do Projeto Básico e Termo de Referência
Importância: Base para um bom edital
Responsabilidade pela Elaboração e Necessidade de Aprovação
Elementos do projeto básico ou termo de referência
Definição do objeto
Justificativa
Especificação do objeto
Detalhamento
Parcelamento X Fracionamento de Itens e lotes
Amostra ou Prova de Conceito
Vistoria (Visita Técnica)
Responsabilidade das partes
Estimativa de Custos (Pesquisa de Mercado)
Elaboração de Orçamento de Referência para Obras e Serviços de Engenharia
Cronograma Físico-Financeiro
Condições de Recebimento
Critérios de escolha da proposta
Definição da Empreitada
Prazo de execução ou prazo de entrega
Vigência dos Contratos
Procedimentos de Gerenciamento e Fiscalização
Acordo de Nível de Serviço (ANS)
Garantias
Sanções Administrativas
Diretrizes para elaboração do projeto básico (PB) ou termo de referência (TR)
MÓDULO V – PESQUISA DE PREÇOS (IN 05/2017 e IN 65/2021)
Introdução
Fundamentação Legal da Pesquisa de Preços
Função da Pesquisa de Preços
Consequências para a Administração da ausência da Pesquisa de Preços
Avaliação da Pesquisa de Preços
Principais erros na realização da Pesquisa de Preços
A utilização da Instrução Normativa SEGES/ME n. 65/2021 como referência para realização da pesquisa de preços
A pesquisa de preço no caso de Adesão à Ata de Registro de Preço
Há materialização da pesquisa de preços em documento específico?
Condições a serem observadas na pesquisa de preços
O cálculo do valor estimado da contratação, considerando a taxa de risco
As principais fontes para pesquisa de preços
A preferência nos parâmetros utilizados para realização de pesquisa de preços
Os portais de compras que podem ser utilizados como fonte de pesquisa
Critério empregado para que uma mídia ou sites sejam considerados especializados para fins de pesquisa de preços
Pesquisa de preço por telefone ou via internet
A quantidade de orçamento em uma pesquisa de preços
A validade da proposta na pesquisa de preços
A atualização dos valores obtidos na pesquisa de preço
Os índices que deve ser utilizado para atualização dos valores
A pesquisa de preços para obras e serviços de engenharia
Aplicação da pesquisa de preços para a contratações de prestação de serviços com dedicação de mão de obra exclusiva
Documentos necessários para comprovação da pesquisa de preços
A definição do preço inexequível ou excessivamente elevado
Utilização do preço mínimo na pesquisa de preços
A utilização de preço máximo na contratação
A pesquisa de preços nas prorrogações dos contratos
Pesquisa de preços decorrente de dispensa de licitação
A pesquisa de preços de forma concomitante com a seleção da proposta mais vantajosa
A realização da pesquisa de preços composto por vários itens ou em partes
A pesquisa de preços nas contratações decorrentes de inexigibilidade de licitação
Impossibilidade de comprovação de preços praticados anteriormente pela empresa ou pelo profissional a ser contratado por inexigibilidade de licitação
O orçamento estimado da contratação em caráter sigiloso
O comparativo de preços quando o local do treinamento compõe a contratação por inexigibilidade de licitação
Comprovação de preços praticados anteriormente pela empresa ou pelo profissional a ser contratado por inexigibilidade de licitação para prestação de serviço de ação educativa
Objeto similar para pesquisas de preços relativas à ação educacional
Unidade de medida adotada para o comparativo de preços de ação educacional
Valor de inscrições individuais de ações externas constantes de sites ou em documentos da empresa como parâmetro na justificativa de preço
Principais passos para uma Pesquisa de Preços eficiente
VÍDEOS RELACIONADOS AO TEMA.
Carga horária: 24 horas
Ministrante
Prof. Nazareno Nesi, Msc
Mestre em Gestão de Políticas Pública pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduação em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Pós-graduação em Licitações e Contratações Públicas pela Faculdade Ibra de Brasília. Pós-graduando em Direito Administrativo e Licitações pela Faculdade Única de Minas Gerais. Possui graduação em Administração de Micro, Pequena e Média Empresa (Tecnólogo) pela Universidade do Vale do Itajaí. Possui graduação em Administração de Empresa (Bacharel) pela Universidade do Grande Eldorados (MS). Professor convidado dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública; curso Superior de Gestão Pública à Distância da Universidade Aberta do Brasil – CEFET/SC. Professor do Curso de Especialização em Educação para a Diversidade com Ênfase em EJA (IFSC) Faculdade Municipal de Palhoça, Uniasselvi/Fadesc, Sociesc, Unisul, Uni Toledo, Instituto de Capacitação empresarial (ICAP) – (São Paulo), Senai, Icep (São José) Traine (Brasília). Nacional Treinamentos (Belém), Multiplicador de Pregoeiros em âmbito nacional em parceria com várias empresas de treinamentos com o tema: Curso de Habilitação e Formação de Pregoeiro, Gestão e Fiscalização de Contratos Terceirizados na Administração Pública e Licitações como vender para o governo – Empresas Privadas e Públicas. Auditor interno no Instituto Federal de SC (IFSC) de 2005 a 2011 – Campus Florianópolis. Gestor e Fiscal de contratos – Campus Florianópolis, Pregoeiro e presidente de comissão por vários períodos no IFSC.
Servidor público com experiência na área de Licitações e Contratações Públicas, e pertencente ao quadro efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de 1976 a 2015.
– A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Ed. BARAUNA, SP – 2016);
Local e Data
Belém/PA: 27 a 29/11/2024 – das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Local: Hotel Princesa Louçã
End: Av. Pres. Vargas, 882 – Campina
Investimento
Desconto de 10% para ex-aluno
R$-2.990,00, cada inscrição – para pagamentos à vista OU R$-3.290,00,cada inscrição – (até 18x no Cartão de Crédito, sendo em até 10x sem juros) Para cada 4(quatro) inscrições , vinculadas a mesma fonte pagadora, será disponibilizada a 5ª inscrição como cortesia.
Incluindo
– Coffee break
– Almoço
-Material didático (Apostila Digital) e de apoio (Kit ecológico)
TODOS OS NOSSOS CURSOS PODERÃO SER REALIZADOS “IN COMPANY” POR TODO O BRASIL Política de cancelamento de inscrições: Inscrições somente poderão ser canceladas com antecedência de 7 (sete) dias úteis. Após esse prazo, deverá ser feita a substituição ou solicitação de carta de crédito, para um próximo curso, no mesmo valor da inscrição efetuada. Política de cancelamento de curso: A Nacional Treinamentos se reserva no direito de cancelar ou adiar qualquer evento se houver insuficiência de quorum mínimo de participantes. Nacional Treinamentos – Todos os direitos reservados Sua cópia sem autorização constitui ato ilegal sujeito a ação judicial (Lei nº 9.610/88)