Curso: Licitações e Contratos Com Ênfase na Formação de Agentes de Contratações (Pregoeiros) e o SRP, com a Aplicação da Lei nº 14.133/2021 – Dec. 11.462/23.
Belém/PA: 23 a 25/04/2025 – das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Local: Hotel Princesa Louçã
End: Av. Pres. Vargas, 882 – Campina
Macapá/AP: 28 a 30/04/2025 – das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Local: a informar
Carga Horária: 24 horas
Apresentação
A lei 14.133/2021 tem como finalidade estabelecer normas gerais de licitações e contratos, para a Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
As Leis 8.666/1993, a Lei do Pregão (Lei 10.520/2002) e o Regime Diferenciado de Contratações (RDC – Lei 12.462/11) foram revogadas.
Nesse contexto, a capacitação dos servidores representa, tal qual nas empresas privadas, elemento essencial ao alcance desse objetivo. E, penso, no serviço público, essa necessidade é mais gritante, não só pela importância acima referida, mas também pelo fato de que o ritmo da rotatividade profissional é muito inferior do que o notado nas empresas privadas.
De um modo geral, a maioria das carreiras públicas, prende o servidor por décadas, e em boa parte dos casos, vai até a aposentadoria. Por isso, um quadro de servidores que provavelmente receberá pouca oxigenação, precisa estar submetido a programas de treinamento contínuo a fim de que ele seja dotado de condições que lhe permitam, de um lado, acompanhar a evolução da atividade estatal, e do outro, manter-se motivado apesar dos vários anos a serviço do órgão.
Objetivo
Este curso tem como objetivo fundamental, atualizar os servidores, gestores públicos e demais interessados quanto a sua aplicação, possibilitando assim a observância da legislação atual, relacionadas às licitações e contratos no âmbito da Administração Pública.
Metodologia
O Curso será ministrado com metodologia expositiva, dando enfoque especial à discussão das disposições legais e de casos concretos, de forma a buscar soluções para os problemas enfrentados pelos agentes públicos, em relação a aplicação da legislação nas contratações de materiais e serviços.
Público -Alvo
Servidores Públicos; Advogados; Profissionais e especialistas que atuam direta ou indiretamente com licitações e contratações administrativas; Membros de comissão de licitação, pregoeiros e equipes de apoio; Auditores e controladores internos e externos; Procuradores, advogados, administradores, ordenadores de despesas, prefeitos, vereadores e consultores; Servidores públicos das áreas de contratos, de projetos, financeira e jurídica; Secretários, assessores, diretores, coordenadores e assistentes do Poder Executivo Municipal.
A CAPACITAÇÃO É INDISPENSÁVEL PARA QUE O GESTOR POSSA GERENCIAR E APLICAR OS RECURSOS PÚBLICOS COM SEGURANÇA!
Ementa Resumida
LICITAÇÕES PÚBLICA (LEI Nº 14.133/21)
Conceito
Natureza jurídica e disciplina normativa
Agente de Contratação
Os Agentes Públicos e o responsável pela aplicação da Lei de Licitações
Os Agentes Públicos e suas Funções
O “Agente de Contratação”
Competências e atribuições do Agente de Contratação
Equipe de Apoio ao Agente de Contratação e Suporte Conferido por Terceiros
O Pregoeiro e a comissão de contratação
A Contratação Integrada e Semi-Integrada,
A Matriz de Risco,
O Contrato de Eficiência e o Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI.
Contratação Integrada
Contratação Semi-Integrada
As Modalidades de Licitação na Nova Lei de Licitações
Diálogo Competitivo
Semelhanças com o PMI – Procedimentos de Manifestação de Interesse
O Que Esperar da Nova Modalidade de Licitaçãões
Fase Preparatória
O Estudo Técnico Preliminar
Catálogo Eletrônico de Padronização
A audiência e a consulta pública
Orçamento Estimado – Caráter Sigiloso
Modalidades de Licitações
Diálogo Competitivo
Critério de Julgamento
Maior Retorno Econômico
Obras e Serviços de Engenharia
Locação de Imóveis
Divulgação do Edital de Licitação
Apresentação de Propostas e Lances
Modo de Disputa
Julgamento
Negociação
Habilitação
Encerramento da Licitação
Contratação Direta
Inexigibilidade de Licitação
Credenciamento
Dispensa de Licitação
Licitação Deserta
Alienações
Pré-Qualificação
PASSO-A-PASSO PARA COMPRA DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Quem vende e quem compra
Cardápio
Chamada pública
Preços de referência
Elaboração do projeto de venda
Recebimento de projeto de venda
Seleção dos projetos de venda
Assinatura do contrato
CONTRATOS
Formalização dos Contratos
Garantias
Alocação de Riscos
Prerrogativas da Administração em Relação ao Regime Jurídico dos Contratos
Duração dos Contratos Administrativo
Contrato de eficiência
Execução dos Contratos
Alteração dos Contratos e dos Preços
Extinção dos Contratos
Recebimento do Objeto do Contrato
Pagamentos
Nulidade dos Contratos
Meios Alternativos de Resolução de Controvérsias
Infrações e Sanções administrativas
Das Impugnações, dos Pedidos de Esclarecimento e dos Recursos
Controle das Contratações Publicas
Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP)
Alterações Legislativas
PREGÃO ELETRÔNICO
Apresentação
Fase Externa ou Executória
Publicidade do Edital
Impugnação, Esclarecimentos do Edital e Recebimento das Propostas e da Documentação de Habilitação
Esclarecimentos e Impugnação do Edital
Esclarecimentos
Impugnação
Análise das propostas
Critérios de Julgamento das Propostas
Análise das propostas iniciais
Suspensão da sessão
Participação da área demandante na sessão pública
Fase de Lances
Desconexão do Sistema na Etapa de Lances
Modos de Disputa- Aberto e Aberto e fechado
Diferença entre os modos de disputa
Critérios de Desempate
Aceitação das Propostas
Negociação da Proposta
Verificação da Habilitação ou Inabilitação dos Licitantes
Manifestação da Intenção de Recurso
Fase Recursal
Adjudicação do Objeto ao Licitante Vencedor
Homologação do Processo
Revogação e Anulação
SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS – SRP
SRP para a contratação de bens e serviços, inclusive obras e serviços de engenharia, de acordo com a Lei 14.133/21.
Definição do SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇO – SRP
Adoção do Sistema de Registro de Preços
Utilização do sistema de Registro de Preço para execução de obras e serviços de engenharia
O benefício da adoção do sistema de Registro de Preços
A indicação do valor máximo e vedação à participação de outras entre federativos
Permissão para o registro de preços com indicação limitada a unidades de contratação
Aquisição de alimento perecível;
O serviço integrado de fornecimento de bens.
O procedimento para registro de preços no SRP digital
A cessão de uso do SRP digital, por órgão ou entidade dos Poderes Públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A competências dos órgãos ou à entidade gerenciadora da ARP
A realização dos procedimentos públicos de intenção de registro de preços – IRP
A aceitação ou recusa em relação ao quantitativos considerados ínfimos e inclusão de novos itens;
A consolidação das informações relativas à estimativa individual e ao total de consumo
A realização da pesquisa de mercado para identificação do valor estimado da licitação
Procedimento nos casos de compras nacionais
A confirmação junto aos órgãos ou às entidades participantes, em relação ao objeto,
Como promover os atos necessários à instrução processual para a realização do procedimento licitatório na ARP
Como remanejar os quantitativos da ata de registro de preços
A responsabilidade de gerenciar a ata de registro de preços;
A condução das negociações para alteração ou atualização dos preços registrados;
Como deliberar à adesão posterior de órgãos e entidades que não tenham manifestado interesse durante o período de divulgação da IRP;
Como verificar as manifestações de interesse em participar do ARP
Como aplicar, garantidos os princípios da ampla defesa e do contraditório, as penalidades decorrentes de infrações no procedimento licitatório ou na contratação direta
Como aplicar, as penalidades decorrentes do descumprimento do pactuado na ARP
Aceitação da prorrogação do prazo previsto
O órgão ou a entidade gerenciadora poderá solicitar auxílio técnico aos órgãos ou às entidades participantes
O exame e a aprovação das minutas do edital, dos avisos ou dos instrumentos de contratação direta e do contrato.
A deliberação quanto à inclusão, como participante, de órgão ou entidade que não tenha manifestado interesse durante o período de divulgação da IRP,
Competências ao órgão ou à entidade participante da ARP
Como registrar no SRP digital sua intenção de participar do registro de preços,
A garantia que os atos relativos à inclusão no registro de preços estejam formalizados e aprovados pela autoridade competente;
Garantir a inclusão de novos itens, no prazo previsto pelo órgão ou pela entidade gerenciadora
A manifestação, junto ao órgão ou à entidade gerenciadora, por meio da IRP, sua concordância com o objeto,
Solicitação do órgão ou da entidade gerenciadora para assessoria da área tecnica,
Como tomar conhecimento da ata de registro de preços
Como assegurar-se, quando do uso da ata de registro de preços, de que a contratação a ser realizada atenda aos seus interesses,
Como zelar pelos atos relativos ao cumprimento das obrigações assumidas pelo fornecedor e pela aplicação de eventuais penalidades
A aplicar, garantidos os princípios da ampla defesa e do contraditório, as penalidades decorrentes do descumprimento do pactuado na ata de registro de preços,
A prestação de informações solicitadas pelo órgão ou pela entidade gerenciadora
O procedimento para intenção de registro de preços
A contagem do prazo para divulgação do IRP no SRP digital e no Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP,
O critério de julgamento de menor preço ou de maior desconto
A modalidade de licitação para o registro de preços
O edital de licitação para registro de preços
As especificidades da licitação e de seu objeto, incluída a quantidade máxima de cada item
A quantidade mínima a ser cotada
A possibilidade de prever preços diferentes
A possibilidade de o licitante oferecer ou não proposta em quantitativo inferior ao máximo previsto no edital e obrigar-se nos limites dela
O critério de julgamento da licitação
A participação do órgão ou da entidade em mais de uma ata de registro de preços
As hipóteses de cancelamento do registro de fornecedor e de preços
O prazo de vigência da ata de registro de preços,
As penalidades a serem aplicadas por descumprimento do pactuado na ata de registro de preços
A estimativa de quantidades a serem adquiridas por órgãos ou entidades não participantes,
A inclusão, na ata de registro de preços, para a formação do cadastro de reserva,
A vedação à contratação, no mesmo órgão ou na mesma entidade, de mais de uma empresa para a execução do mesmo serviço,
Na hipótese de licitação que envolva o fornecimento de bens, a Administração poderá, excepcionalmente, exigir amostra ou prova de conceito
O SRP poderá ser utilizado nas hipóteses de contratação direta, por inexigibilidade ou por dispensa de licitação,
Os requisitos da instrução processual previstos na Lei nº 14.133, de 2021
Contratação direta, por inexigibilidade ou por dispensa de licitação
A designação da comissão de contratação
O registro de preços poderá ser utilizado na hipótese de contratação direta, por inexigibilidade de licitação, para a aquisição, por força de decisão judicial, de medicamentos e insumos para tratamentos médicos.
A indicação da disponibilidade de créditos orçamentários
Condições para a formalização da ata de registro de preços
A ordem de classificação dos licitantes ou fornecedores registrados na ARP
O registro de formação de cadastro de reserva, para o caso de impossibilidade de atendimento
A habilitação dos licitantes que comporão o cadastro de reserva
A publicidade do registrado, com a indicação dos fornecedores, será divulgado no PNCP
Assinatura da ARP
O licitante mais bem classificado ou o fornecedor, no caso da contratação direta, será convocado para assinar a ata de registro de preços
O prazo de convocação poderá ser prorrogado
Como será assinada ARP
Como convocar os licitantes remanescentes do cadastro de reserva
O compromisso de fornecimento nas condições estabelecidas na ARP
Vigência da Ata de Registro de Preços
O prazo de vigência Ata de Registro de Preços
O contrato decorrente da ata de registro de preços e sua vigência
Vedação a acréscimos de quantitativos estabelecidos na ata de registro de preços.
Alteração ou atualização dos preços registrados
A negociação de preços registrados na Ata de Registro de Preço
Aceitação ou não da redução de preços registrados
Negociação com vista à alteração de contratos oriundo da ARP
Procedimento na hipótese de o preço de mercado tornar-se superior ao preço registrado
Cancelamento do registro do fornecedor
Do remanejamento das quantidades registradas na ata de registro de preços
Procedimentos para o remanejamento
Remanejamento para órgão ou entidade não participante.
O remanejamento entre órgãos ou entidades de Estados, do Distrito Federal ou de Municípios distintos
O remanejamento na compra centralizada
A utilização da ata de registro de preços por órgãos ou entidades não participantes
A Regra para autorização da adesão a ARP
O limite temporal de vigência da Ata de Registro de Preços.
Adesão a ARP de ente integrantes a itens para os quais não tenha quantitativo registrados
O limite permitido para as adesões
Aquisição emergencial de medicamentos e de material de consumo médico hospitalar
A possibilidade de exigência de adesão ARP por entes estaduais, distrital e municipais para fim de transferências voluntárias
Vedação de adesão por entes federais ARP de outro ente federativos
Instrumentos hábeis para formalização da contratação
Assinatura do ajuste dentro do prazo da ARP
Alteração dos contratos de corrente do sistema de registro de preço
Vigência dos contratos decorrentes do sistema de registro de preço
Responsabilidade no uso do sistema de risco de preço digital
ARP regidas pelo revogado decreto 7.892/2013 em relação à aplicação da regra da referida lei
A revogações da ARP
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Carga horária: 24 horas
Ministrante
Prof. Nazareno Nesi, Msc
Mestre em Gestão de Políticas Pública pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduação em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Pós-graduação em Licitações e Contratações Públicas pela Faculdade Ibra de Brasília. Pós-graduando em Direito Administrativo e Licitações pela Faculdade Única de Minas Gerais. Possui graduação em Administração de Micro, Pequena e Média Empresa (Tecnólogo) pela Universidade do Vale do Itajaí. Possui graduação em Administração de Empresa (Bacharel) pela Universidade do Grande Eldorados (MS). Professor convidado dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública; curso Superior de Gestão Pública à Distância da Universidade Aberta do Brasil – CEFET/SC. Professor do Curso de Especialização em Educação para a Diversidade com Ênfase em EJA (IFSC) Faculdade Municipal de Palhoça, Uniasselvi/Fadesc, Sociesc, Unisul, Uni Toledo, Instituto de Capacitação empresarial (ICAP) – (São Paulo), Senai, Icep (São José) Traine (Brasília). Nacional Treinamentos (Belém), Multiplicador de Pregoeiros em âmbito nacional em parceria com várias empresas de treinamentos com o tema: Curso de Habilitação e Formação de Pregoeiro, Gestão e Fiscalização de Contratos Terceirizados na Administração Pública e Licitações como vender para o governo – Empresas Privadas e Públicas. Auditor interno no Instituto Federal de SC (IFSC) de 2005 a 2011 – Campus Florianópolis. Gestor e Fiscal de contratos – Campus Florianópolis, Pregoeiro e presidente de comissão por vários períodos no IFSC.
Servidor público com experiência na área de Licitações e Contratações Públicas, e pertencente ao quadro efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de 1976 a 2015.
– A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Ed. BARAUNA, SP – 2016);
Locais e Datas
Belém/PA: 23 a 25/04/2025 – das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Local: Hotel Princesa Louçã
End: Av. Pres. Vargas, 882 – Campina
Macapá/AP: 28 a 30/04/2025 – das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Local: a informar
Investimento
R$ 3.390 cada inscrição ( no Cartão de Crédito, sendo em até 10x sem juros). OU R$ 3.190 cada inscrição para pagamentos à vista (depósito, transferência, PIX ou ordem bancária antes do curso). OU R$ 2.990 cada inscrição para ex-alunos da Nacional Treinamentos, para pagamentos à vista (depósito, transferência, PIX ou ordem bancária antes do curso)
Para cada 4(quatro) inscrições , vinculadas a mesma fonte pagadora, será disponibilizada a 5ª inscrição como cortesia.
Incluindo
– Coffee break
– Almoço
-Material didático (Apostila Digital) e de apoio (Kit ecológico)
CONSULTE CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA CURSO IN COMPANY
Política de cancelamento de inscrições: Inscrições somente poderão ser canceladas com antecedência de 7 (sete) dias úteis. Após esse prazo, deverá ser feita a substituição ou solicitação de carta de crédito, para um próximo curso, no mesmo valor da inscrição efetuada. Política de cancelamento de curso: A Nacional Treinamentos se reserva no direito de cancelar ou adiar qualquer evento se houver insuficiência de quorum mínimo de participantes. Nacional Treinamentos – Todos os direitos reservados Sua cópia sem autorização constitui ato ilegal sujeito a ação judicial (Lei nº 9.610/88)