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Local e Data

Belém/PA: 27 a 28/03/2025  – das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Local: Hotel Princesa Louçã
End: Av. Pres. Vargas, 882 – Campina
Carga Horária: 16  horas
Apresentação

O aperfeiçoamento da gestão pública apoia-se em duas vertentes fundamentais: atender com eficiência e eficácia as demandas da sociedade e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.
Entretanto, não basta formular boas políticas públicas.
É necessário também a sua correta implementação e o efetivo controle dos resultados pretendidos.
Nesse contexto, assumem especial relevância os serviços administrativos, que, apoiados em pessoas, processos, procedimentos, rotinas e sistemas, têm por finalidade suprir os meios para a concretização das políticas públicas.
Com base nesse pressuposto, propõe-se o agrupamento, num único documento, das diretrizes gerais que nortearão o sistema de controle interno municipal, com vistas a orientar a atuação de servidores e responsáveis das Unidades Setoriais, e Seccionais do sistema de controle interno dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal.
Assim, o curso do Sistema de Controle Interno, traz de forma clara e simples, procedimentos a serem seguidos pelos órgãos de Controle Interno, e na execução de diversas rotinas administrativas, objetivando que as mesmas sejam realizadas de forma otimizada, dentro dos limites legais existentes e atendendo aos parâmetros de controle interno definidos.
Objetivo

O objetivo do curso é apresentar e explorar os principais mecanismos de controle interno municipal, a fim de oferecer uma visão amplificada do sistema de controle interno e da Procuradoria Municipal, na busca da segurança jurídica dos atos do prefeito.
Antes de alcançar o objetivo geral, habilidades anteriores precisam ser adquiridas gradativamente. Por esse motivo, os objetivos específicos descritos abaixo também devem ser atingidos ao longo do curso como:
  • Compreender as atribuições do órgão responsável pela representação judicial e extrajudicial do município, bem como por prestar assessoria e consultoria jurídica quanto à legalidade e ao mérito dos atos administrativos, com foco na segurança jurídica dos atos dos agentes públicos;
  • Reconhecer a evolução histórica do controle interno na administração pública;
  • Compreender o conceito de controle interno e os tipos existentes, bem como a importância do controle interno, como órgão responsável pela segurança, na tomada de decisão dos agentes públicos;
  • Reconhecer os princípios e as garantias do controle interno e compreender sua finalidade como estratégia da gestão pública municipal.
Público -Alvo

Servidores públicos, atuantes no planejamento e especialmente aqueles que iniciam sua trajetória na gestão municipal.
A CAPACITAÇÃO É INDISPENSÁVEL PARA QUE O GESTOR POSSA GERENCIAR E APLICAR OS RECURSOS PÚBLICOS COM SEGURANÇA!
Ementa  Resumida

  • O papel da Procuradoria Municipal na segurança jurídica dos atos do prefeito
  • As funções da procuradoria no amparo às medidas de controle interno
  • A importância do controle interno na gestão pública municipal
  • A atuação do controle interno no Poder Executivo Municipal
  • O sistema de controle interno na gestão municipal
  • Princípios e finalidades do sistema de controle interno na gestão municipal
  • Razões para normatizar e dar efetividade ao sistema de controle interno
  • Desacertos que poderiam ser evitados pelo controle interno
  • As atribuições do sistema de controle interno
  • Os fundamentos legais do controle interno
  • Normas aplicáveis à auditoria interna
  • Conceitos Básicos de Auditoria Governamental
  • Técnicas de auditoria interna que podem ser usadas pelo controle interno
  • O Relatório de Auditoria
  • O controlador interno
  • O planejamento do controle interno
  • Os procedimentos de avaliação interna8
  • O relatório do controle interno

Carga horária: 16 horas
Ministrante

      Prof. Nazareno Nesi, Msc
Mestre em Gestão de Políticas Pública pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduação em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina.   Pós-graduação em Licitações e Contratações Públicas pela Faculdade Ibra de Brasília. Pós-graduando em Direito Administrativo e Licitações pela Faculdade Única de Minas Gerais.  Possui graduação em Administração de Micro, Pequena e Média Empresa (Tecnólogo) pela Universidade do Vale do Itajaí. Possui graduação em Administração de Empresa (Bacharel) pela Universidade do Grande Eldorados (MS). Professor convidado dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública; curso Superior de Gestão Pública à Distância da Universidade Aberta do Brasil – CEFET/SC. Professor do Curso de Especialização em Educação para a Diversidade com Ênfase em EJA (IFSC) Faculdade Municipal de Palhoça, Uniasselvi/Fadesc, Sociesc, Unisul, Uni Toledo, Instituto de Capacitação empresarial (ICAP) – (São Paulo), Senai, Icep (São José) Traine (Brasília). Nacional Treinamentos (Belém), Multiplicador de Pregoeiros em âmbito nacional em parceria com várias empresas de treinamentos com o tema: Curso de Habilitação e Formação de Pregoeiro, Gestão e Fiscalização de Contratos Terceirizados na Administração Pública e Licitações como vender para o governo – Empresas Privadas e Públicas. Auditor interno no Instituto Federal de SC (IFSC) de 2005 a 2011 – Campus Florianópolis. Gestor e Fiscal de contratos – Campus Florianópolis, Pregoeiro e presidente de comissão por vários períodos no IFSC.
Servidor público com experiência na área de Licitações e Contratações Públicas, e pertencente ao quadro efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de 1976 a 2015.
Endereço para acessar este CV:  http://lattes.cnpq.br/5722065732003491.
AUTOR DOS LIVROS:
– FINANÇAS PÚBLICAS (IFSC, 2010);
– A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Ed. BARAUNA, SP – 2016);
Local e Data

Belém/PA: 27 a 28/03/2025  – das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Local: Hotel Princesa Louçã
End: Av. Pres. Vargas, 882 – Campina

Investimento

R$ 2.390 cada inscrição para pagamentos à vista (depósito, transferência, PIX ou ordem bancária antes do curso)
OU
R$ 2.590 cada inscrição para pagamentos  no Cartão de Crédito, sendo em até 10x sem juros.
Para cada 4(quatro) inscrições , vinculadas a mesma fonte pagadora, será disponibilizada a 5ª inscrição como cortesia.
Incluindo

– Coffee break
– Almoço
-Material didático (Apostila Digital)  e de apoio (Kit ecológico)
– Certificado (Digital)
Formas de Pagamento

-Transferência Bancária/PIX
-Cartão de Crédito
-Nota de Empenho
Informações Bancárias

Banco: Nu Pagamentos (0260)
Agência: 0001
CC: 26829792-7
Chave PIX: 09.380.282/0001-74
Informações Adicionais

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Nacional Treinamentos Eireli – ME
CNPJ:09.380.282/0001-74
Rua Senador Manoel Barata – 718 – Sl 309 – Campina -CEP 66019-900 -Belém -Pa

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