Local Belém/Pa – das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Data : a informar
Carga horária: 16 horas
Desconto de 10% para ex-aluno
Apresentação
O curso de processo e técnica legislativa obedece as normas que se encontram na Constituição, nas leis e na doutrina, exigindo conhecimento daqueles que se dedicam a elaborar os atos legais.
A Administração deve ter em vista a estrita observância das normas e princípios que regem essa matéria.
Considerando que o princípio da legalidade se aplica a toda e qualquer atividade administrativa, conclui-se que é dever de toda Administração oferecer capacitação adequada aos seus servidores para que possam exercer satisfatoriamente suas atribuições.
Metodologia
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Aulas presenciais e dialogadas.
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Estudos de casos concretos,
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Decisões do TCU e Tribunais Superiores.
Objetivos
O objetivo desse curso é apresentar as normas relativas à elaboração e redação de leis para torná-las exequíveis e eficazes.
Ao final deste curso, espera-se que você seja capaz de:
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Definir o que é técnica legislativa.
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Descrever os componentes de uma lei.
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Descrever os princípios e conceitos relacionados à redação das leis.
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Descrever como acontece a alteração de uma lei.
Público -Alvo
O curso de processo e técnica legislativa destina-se a vereadores, assessores legislativos, técnicos, assessores e servidores municipais, dos Poderes Legislativo e Executivo e de outras entidades que tenham por função a elaboração de leis, bem como estudantes de Direito, professores, consultores e outros interessados no tema.
Ementa Resumida
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Introdução
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Elaboração das Leis
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Parte Preliminar
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Parte Normativa
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Parte Final
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Redação das Leis
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Alteração das Leis
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Encerramento – Últimas palavras
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Processo Legislativo
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Atividade Legislativa
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A Tramitação dos Processos
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Técnica Legislativa I
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Técnica Legislativa II
Ministrante
Nazareno Nesi, Msc
Mestre em Gestão de Políticas Pública pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduação em Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí. Pós-graduação em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Pós-graduação em Licitações e Contratações Públicas pela Faculdade Ibra de Brasília. Pós-graduando em Direito Administrativo e Licitações pela Faculdade Única de Minas Gerais. Possui graduação em Administração de Micro, Pequena e Média Empresa (Tecnólogo) pela Universidade do Vale do Itajaí. Possui graduação em Administração de Empresa (Bacharel) pela Universidade do Grande Eldorados (MS). Professor convidado dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública; curso Superior de Gestão Pública à Distância da Universidade Aberta do Brasil – CEFET/SC. Professor do Curso de Especialização em Educação para a Diversidade com Ênfase em EJA (IFSC) Faculdade Municipal de Palhoça, Uniasselvi/Fadesc, Sociesc, Unisul, Uni Toledo, Instituto de Capacitação empresarial (ICAP) – (São Paulo), Senai, Icep (São José) Traine (Brasília). Nacional Treinamentos (Belém), Multiplicador de Pregoeiros em âmbito nacional em parceria com várias empresas de treinamentos com o tema: Curso de Habilitação e Formação de Pregoeiro, Gestão e Fiscalização de Contratos Terceirizados na Administração Pública e Licitações como vender para o governo – Empresas Privadas e Públicas. Auditor interno no Instituto Federal de SC (IFSC) de 2005 a 2011 – Campus Florianópolis. Gestor e Fiscal de contratos – Campus Florianópolis, Pregoeiro e presidente de comissão por vários períodos no IFSC.
Servidor público com experiência na área de Licitações e Contratações Públicas, e pertencente ao quadro efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de 1976 a 2015.
AUTOR DOS LIVROS:
– FINANÇAS PÚBLICAS (IFSC, 2010);
– A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Ed. BARAUNA, SP – 2016);
Local e Data
Belém/Pa: – das 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Data : a informar
Local: Hotel Sagres
Endereço: Av. Governador José Malcher ,2927, São Bráz
Carga Horária
16 horas
Investimento
Desconto de 10% para ex-aluno
R$-2.490,00, cada inscrição – para pagamentos à vista
OU
R$-2.790,00,cada inscrição – (até 18x no Cartão de Crédito, sendo em até 10x sem juros)
Para cada 4(quatro) inscrições , vinculadas a mesma fonte pagadora, será disponibilizada a 5ª inscrição como cortesia.
Incluindo
– Coffee break
– Almoço
-Material didático (Apostilas) e de apoio (Kit ecológico)
– Certificado
Formas de Pagamento
-Transferência Bancária/PIX
-Cartão de Crédito
-Nota de Empenho
Outras Informações
(85)98933-0489 WhatsApp
(85)4042-2452
contato@nacionaltreinamentos.com.br
A confirmação da inscrição é feita mediante o envio da Nota de Empenho e/ou comprovante bancário
Dados da Instituição
Nacional Treinamentos Eireli – ME
CNPJ:09.380.282/0001-74
Rua Senador Manoel Barata – 718 – Sl 309 – Campina -CEP 66019-900 -Belém -Pa
Dados Bancários
Banco: Nu Pagamentos (0260)
Agência: 0001
CC: 26829792-7
Chave PIX: 09.380.282/0001-74
A Nacional Treinamentos é cadastrada no SICAF
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Política de cancelamento de inscrições:
Inscrições somente poderão ser canceladas com antecedência de 7 (sete) dias úteis. Após esse prazo, deverá ser feita a substituição ou solicitação de carta de crédito, para um próximo curso, no mesmo valor da inscrição efetuada.
Política de cancelamento de curso:
A Nacional Treinamentos se reserva no direito de cancelar ou adiar qualquer evento se houver insuficiência de quorum mínimo de participantes.
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